Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Qual é a diferença entre Joias e Semijoias?

Conheça as diferenças fundamentais entre joias e semijoias, sem mitos e achismos.

Quando você pensa em joias, o que vem à sua cabeça? E quando pensa em semijoias? Há quem pense que a diferença fundamental entre elas seja de estilo, acabamento, ou no trabalho que cada uma demanda, associando as joias a peças mais delicadas e trabalhosas, mas isso não é verdade.

Semijoias da Adüla Brasil

Atualmente, existem no mercado semijoias extremamente delicadas e de design tão sofisticado ou mais do que muitas joias, como as semijoias da Adüla Brasil. A diferença delas para uma joia, na verdade, é em relação ao material e à forma de produção, que não necessariamente é mais simples, muito pelo contrário.

Que diferenças são essas?

Fabricação

Uma joia é feita inteiramente de uma liga com metal nobre, como ouro ou a prata, por exemplo. Já as semijoias são produzidas através de outro material, no caso da Adüla, pelo Latão, metal nobre produzido através da liga entre o Cobre e o Zinco.

Todo o design da semijoia é feito no metal escolhido e só depois de prontas ela recebe um banho de outro metal nobre, como o ouro 18k ou o ródio branco, também conhecido como processo de Galvanização.

Preço x Valor

Como as joias já são feitas inteiramente do mesmo metal nobre e as semijoias recebem apenas uma camada EXTERNA de banho desses mesmos metais, as joias são mais caras de se produzir e isso influência no preço final para o consumidor.

Entretanto, a diferença que existe é apenas relacionada a este custo de produção, todos os outros fatores que agregam no valor do produto, especialmente o Design, não são diferenças fundamentais. Inclusive, semijoias também são feitas por processos artesanais bem delicados e trabalhosos.

Durabilidade

Por serem diferentes, as joias e semijoias também exigem cuidados diferentes. É comum que joias durem uma vida inteira e sejam um pouco mais resistentes às diferentes formas de uso, mas ambas podem ser muito duráveis contanto que se tenha os devidos cuidados com elas.

 Você sabe o que diminui a durabilidade das suas semijoias?

Tudo que force a semijoia, ou desgaste a sua camada externa, pode comprometer a durabilidade dela. Alguns fatores que podem ocasionar isso são:

1-execesso de uso, pois ele pode acelerar o processo de desgaste e oxidação da peça;

2- tomar banho com a peça, pois ela entra em contato com muita umidade e com produtos químicos que podem desgastá-la;

3- fazer atividades físicas com a peça, pois ela entra em contato com o suor que é extremamente corrosivo;

4- tomar banho de mar ou piscina com a peça, pois o sal e cloro podem causar corrosão e acelerar o processo de oxidação;

5- dormir com a peça, pois isso causa atrito que pode danificar o banho, além de movimentos bruscos que podem danificar o formato, ou até mesmo quebrar a peça;

6-  usar cosméticos, como produtos de higiene pessoal, protetor solar, perfumes, maquiagem, etc, em contato com as peças também podem danificá-las;

7- guardar as peças de forma incorreta, em contato junto com vários acessórios, o que aumenta a quantidade atrito, ou em local úmido.

Que cuidados tomar para que as semijoias durem mais?

Agora que você já sabe o que deve evitar e/ou nunca fazer com as semijoias, vamos apontar cuidados básicos que você pode e deve fazer para garantir que elas durem mais:

saquinho-de-pano-embalagem-sustentável-joia-semijoias

1- Tirar suas semijoais antes de fazer qualquer uma das atividades que podem danificá-las, como banho, atividades físicas, sono, banho de mar, ou de piscina, e colocá-las depois que acabar essas atividades.

2- guardá-las em locais sequinhos, preferencialmente num saquinho de pano individual como o da Adüla;

Esqueci e fui pra academia, ou tomei banho de mar, ou de piscina, com a minha semijoia, e agora?

Se você não conseguiu evitar ou se esqueceu, a melhor coisa que você pode fazer é lavar a sua peça com água potável e detergente líquido neutro (de cozinha), com movimentos delicados, depois secar com uma flanela bem macia e finalizar com um secador de cabelo, para garantir que não haverá nenhuma umidade.

Tomando todos esses cuidados, suas semijoias podem durar muito tempo!

Se você tiver mais alguma dúvida sobre esse assunto, pode perguntar aqui nos comentários ou entrar em contato conosco pelo e-mail: atendimentoadula@gmail.com

Autor: Thaila Bahiense

Antropóloga por formação, entusiasta da astrologia e das coisas belas da vida. Ajudo a criar conteúdos Adülantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: